Onde se Hospedar? Lazer
Por: Ineusa Sousa
A Serra do Cipó divide as águas das bacias dos rios São Francisco e Doce formando cachoeiras como a da Farofa, que tem mais de 70m de queda livre, a cachoeira Grande, a cachoeira do Véu da Noiva e o Canyon das Bandeirinhas, por onde corre um ribeirão.
Essa mesma serra serviu de rota para os Bandeirantes que saiam de São Paulo, em busca de ouro e pedras preciosas, logo depois do descobrimento do Brasil. Os aventureiros daquela época, também seguiam pela acidentada Serra do Espinhaço, procurando algum acesso que os levasse à antiga Vila do Serro e à Diamantina. Antigamente era conhecida como Serra da Vacaria, teve seu nome trocado para Serra da Lapa e mais tarde, finalmente, batizada como Serra do Cipó.
O vilarejo ainda preserva características bem populares como algumas crenças religiosas, a comida caseira feita no fogão de lenha e o jeito simples de levar a vida. Gente da terra que não faz questão se as ruas estão asfaltadas, se há acesso a Internet ou não. O artesanato também reflete nos costumes do povo local. A Serra do Cipó é reconhecida mundialmente pelo cenário exuberante e encantador. Hoje, atrai tanto os turistas que vêm apenas passar alguns dias e desfrutar de paz e harmonia, como empresários, bancários e outras pessoas que fogem literalmente das cidades urbanas e trocam uma vida agitada pelo sossego e a felicidade de viver nas montanhas.