Off Road de Itatiaia a Alagoa

Subida-até-as-prateleiras-Parque-Nacional-do-Itatiaia-Viagens-e-Rotas
Onde se Hospedar?  Lazer
Por: Ineusa Sousa

Realmente não é difícil encontrar lugares interessantes para praticar esportes radicais entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Bem na divisa desses três estados, existem cidades pequenas muito ricas em belezas naturais. Ideais para quem gosta de praticar off road, as estradas de terra que ligam essas cidades oferecem vistas grandiosas e também uma boa dose de aventuras.

Começando pelo Rio de Janeiro, o parque Nacional de Itatiaia é uma reserva ecológica que fica localizada entre Resende e Itatiaia, a 250 km da capital paulista. O local, tombado como área de proteção ambiental, é formado por 12.500 hectares de montanhas, florestas primitivas, rios, cachoeiras, lagos e muitas rochas. O clima típico da região mescla sol e calor durante o dia e faz um pouco de frio ao cair da noite. O parque atrai muitos turistas para praticar montanhismo, alpinismo e caminhadas. Escalar as Prateleiras e fazer a trilha do Pico das Agulhas Negras são programas inesquecíveis. O Pico tem 2.787 metros de altura e é um dos pontos mais altos do Rio de Janeiro.

A região, dividida pela Mata Atlântica e Serra da Mantiqueira, é repleta de espécies curiosas da fauna e flora. Saindo do estado do Rio de Janeiro e seguindo sentido Minas Gerais, Alagoa, uma cidadezinha com altitude que varia entre 1.100 a 2.359 metros e escondida entre montanhas, surpreende. Ao redor existem muitas cachoeiras como a do Zé Pena e a do Poço das Borboletas, no sítio do Pica-pau, além de uma reserva ecológica, o Parque Estadual do Papagaio.

O nome curioso, Alagoa, vem do fato de que no passado, a região era alagada pelas cheias do Rio Aiuruoca. O local foi drenado pelos jesuítas em busca de ouro. A mineração era a principal atividade econômica da região. Escravos garimpavam rios e abriam túneis nas montanhas, como o Túnel da Cia., por exemplo, que hoje se tornou um ponto turístico do local. Fora isso, algumas trilhas levam à vistas privilegiadas, de onde vê-se todo o vale de Alagoa.

Na região, os aventureiros encontram pontos para escaladas facilmente. E o percurso do rio Aiuruoca se divide em quedas d’água, corredeiras ótimas para se fazer Boia-Cross, e em alguns pontos mais rasos, onde é comum fazer caminhadas. Para completar, a cidade de Penedo, no Rio de Janeiro, é uma opção bem charmosa. Fica a 60 Km de Alagoa. Fundada por finlandeses, mantém a identidade na arquitetura e na culinária. Licores típicos, geleias de frutas, chocolates e o famoso molho agridoce chutney, que acompanha peixes, frios, carnes e assados são os maiores atrativos. Apesar do molho ser de origem Indonésia, chegou ao Brasil por meio dos finlandeses.

A pequena Finlândia, uma vila construída por empresários locais para preservar a cultura da colônia finlandesa, representa uma cidade daquele país. Uma outra tradição deste mesmo povo é a sauna semi-úmida, presente na maior parte dos hotéis.

Para curtir a beleza da região existem várias opções de roteiros a cavalo. No Pico do Penedinho dá para se ter uma vista da Serra da Mantiqueira e Serra da Bocaina. Mas para chegar lá, vale lembrar que é preciso pegar uma autorização na Casa do Chocolate, que também vale a pena visitar

 

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider
Share
Habilidades

Postado em

agosto 30, 2016

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share