STANLEY PARK
Um dos lugares de visita obrigatória é o Stanley Park. Um parque gigantesco que fica praticamente no meio da cidade e que oferece diversas atrações. Lá você pode visitar o Stanley Park Horse-Drawn Tours e alugar uma bicicleta ou patins. É considerado um dos maiores parques urbanos da América do Norte. Possui também o famoso jardim de rosas. Você ainda pode visitar o Vancouver Maritime Museum, bem legal para quem gosta do assunto. Para chegar ao museu, é só seguir as placas localizadas dentro do parque.
DR. SUN YAT-SEM CLASSICAL CHINESE GARDEN
Jardim chinês com toda a harmonia que a cultura oferece e a perfeição dos espaços projetados. Lugar perfeito para fugir da agitação da cidade a qualquer hora do dia. Aproveite esse momento para descansar a cabeça das compras e das horas de caminhada pelas ruas da cidade para conhecer um pouco mais dessa civilização tão antiga e sábia. Foi construído em 1986, com um investimento de 5,3 milhões de dólares. Todos os componentes do jardim foram cuidadosamente selecionados a mão e tirados diretamente da natureza na China pelos artesãos chineses que trouxeram todas as ferramentas e materiais necessários para a construção do jardim. O local fica próximo a Chinatown, e é de fácil acesso, mas não é recomendável ir à noite.
Endereço: 578 Carrall Street – Vancouver
www.vancouverchinesegarden.com
BOTANICAL GARDEN AND CENTRE FOR PLANT RESEARCH
Este é o jardim botânico mais antigo do país. Está localizado dentro da Universidade de Vancouver e possui uma enorme área com exposição de diferentes espécies da fauna canadense. O The BC Native Garden possui cerca de 3.500 tipos de plantas encontradas na Colúmbia Britânica. Lá você pode ver plantas medicinais, típicas do deserto e o Jardim Physik, recriado no século 16.
Dentro do UBC Botânical Garden também está localizado o The Food Garden com árvores frutíferas. As frutas e vegetais produzidos por essas espécies são colhidas e doadas para a Exército de Salvação.
A Universidade UBC é um pouco distante da cidade, cerca de 40 minutos de carro, mas é de fácil acesso. Pode-se pegar um ônibus na Pender Street e atravessar a ponte para a Granville Island. No caminho de volta, ainda é possível conhecer a Jericó Beach, uma praia com uma vista muito interessante.
University of British Columbia
Fone: 1 604.822.9666
www.ubcbotanicalgarden.org
GROUSE MOUNTAIN – THE PEAK OF VANCOUVER
Apenas 15 minutos do centro da cidade está localizada a Grouse Mountain – The Peak of Vancouver. Uma vista deslumbrante, onde no verão você pode aproveitar para fazer um tour de helicóptero, assistir ao vídeo exibido no salão de exibições ou simplesmente relaxar e saborear um bom chopp em um dos restaurantes do local. No inverno você pode curtir a estação de esqui e o friozinho típico das montanhas.
Para chegar ao Grouse Mountain é muito fácil. Se for de carro, basta atravessar a ponte Lion’s Gate, pegar a saída para North Vancouver e seguir as placas. A montanha está localizada na cidade de Norte Vancouver, a apenas 15 minutos de downtown. Pode-se pegar transporte público disponível a cada meia hora. Neste caso, é preciso pegar o ônibus 232 na Phibbs Exchange ou o 236 na Lonsdale Quay.
Existe um estacionamento onde você pode deixar o carro para pegar o bondinho e subir a montanha. O valor é de 5 dólares para o dia inteiro. Já para o bondinho, o preço varia entre 11,95 (crianças de 5 a 12 anos) e 32 dólares para adultos.
Links
http://www.translink.bc.ca
http://www.grousemountain.com
Informações: 1 604.984.0661
CAPILANO SUSPENSION BRIDGE
No caminho de volta para Vancouver, aproveite para conhecer a Capilano Suspension Bridge, com 136 metros de comprimento e 70 metros de altura, e que atravessa o rio Capilano no Distrito de North Vancouver. O local recebe mais de 800 mil visitantes ao ano e tem uma estrutura montada no topo das árvores, onde o turista pode aproveitar ainda mais o contato com a natureza. O lugar perfeito para os mais aventureiros. A ponte também já serviu de cenário para a gravação de alguns filmes e seriados de TV, como MacGyver, Sliders e The Crow: Stairway to Heaven. Os preços variam entre U$ 8.30 (criança de 6 a 12 anos) até U$ 26.95 (adultos).
Fone: 1 604-985-7474
http://www.capbridge.com
Outras atrações que valem a pena visitar são o Vancouver Lookout Harbour Centre Tower, o ponto mais alto da cidade. Uma torre que fica localizada bem próxima ao Gastown, uma área de Vancouver que fica entre Downtown e Downtown Eastside. O centro histórico de Vancouver. O prédio do Lookout é de fácil acesso, podendo ser visto de vários pontos da cidade. Aproveite para tomar um delicioso chocolate na cafeteria que fica no alto da torre. Durante o dia ou à noite, a vista é sempre bonita. O local fica aberto até às 21h30. Ainda em Gastown, você pode aproveitar para andar pelas ruas estreitas e curtir o charme do local. O lugar é conhecido pelo famoso relógio “steam-powered clock” que fica na esquina das ruas Cambie e Water Street e pela base de partida de vários meios de transporte, como barcos, ônibus e trens que funcionam quase 24 horas.
Uma lista dos principais Museus da cidade:
Telus World of Science
Esse é o museu de ciência de Vancouver. A estrutura lembra uma bola de arame gigante, mas com um design muito legal, é lindo por fora e por dentro.
Vancouver Museum
Endereço: 1100 Chestnut Street, Vancouver
Fone: 1 604-736-4431
Site: www.vanmuseum.bc.ca
Vancouver Art Gallery
Endereço: 750 Hornby Street, Vancouver
Fone: 1 604-662-4700
Site: www.vanartgallery.bc.ca