Visitar os museus da cidade, é uma questão obrigatória quando se está em Nova York. Um dos principais, é o MOMA que também é um dos maiores e mais completos Museus de arte Moderna. O MoMa (The Museum of Modern Art) foi restaurado e reinaugurado em 2005.
MoMa
Fone: (212) 708-9400
11 West 53 Street, entre a 5ª e a 6ª avenida.
New York /NY
Outro museu de arte moderna que também merece ser visitado é o Whitney (Museum of American Art). O local reúne diversas obras de artistas renomados e sempre oferece novidades do mundo da arte.
O Whitney fica localizado no endereço:
945 Madison Avenue com a 75th Street / NY
O Metropolitan. Um marco no curso da História da Arte que reúne exposições da pré-história aos dias atuais. Fundado em 1870 por um grupo de artistas e filantropos com o objetivo de criar uma instituição de arte que competisse com as da Europa. O Museu reúne mais de 2 milhões de obras que retrata cerca de 6 mil anos da cultura mundial. Na entrada do Museu, você recebe um guia que pode ajudá-lo a escolher os assuntos de maior interesse para ganhar tempo. As mais visitadas são as pinturas de artistas famosos, como Monet e Picasso, uma maravilhosa coleção de arte Egípcia, a ala dos objetos, das esculturas, do fashion design e outras exposições especiais.
E impossível conhecer todas as exposições do Met em uma única vez. O charmoso prédio em estilo Colonial está localizado na parte Sul do Central Park, no Upper East Side.
Metropolitan Museum of Art
1000Fifth Avenue, esquina com 82nd Street.
Metrô: 4,5 ou 6 até a 86th street
Upper East Side
Fone: (212) 535-7710
Horário: Domingos, terças, quartas e quintas das 9h30 às 17h15, sextas e sábados das 9h30 as 20h45; fechado toda segunda-feira.
Preço: Contribuição sugerida U$$ 12, mas você pode pagar o quanto desejar.
Mais informações no site: www.metmuseum.org
Embora a Arte seja o forte da cidade, existem outros museus que devem ser visitados:
O Museu de História Natural é o preferido do público. Em um prédio de quatro andares estão espalhados diversos tipos de réplicas de animais selvagens. As espécies estão agrupadas em vitrines que reproduzem perfeitamente o habitat natural dos bichos. Destaque para a ala dos dinossauros, dos mamíferos, da astronomia e da Evolução Humana. O museu oferece algumas apresentações especiais para adultos e crianças. São vídeos explicativos sobre cidades históricas, Big Bang (a explosão que deu origem ao universo), as transformações das camadas terrestres, os vulcões, as avalanches e os efeitos das chuvas e das secas.
The Cloisters
Este antigo castelo da época medieval foi construído para ser um Mosteiro há anos atrás. Hoje foi transformado em um Museu de Arte Sacra e possui vista às margens do rio Hudson. Todo cercado por muitas árvores que compõem um cenário de paz e tranquilidade. Uma das melhores épocas para se visitar o Cloisters é no outono, onde as alamedas ficam cobertas por folhas amareladas caídas ao chão. No inverno o lugar ganha um charme todo especial. Vale muito a pena dar uma passada por lá, principalmente por não ser muito conhecido. Para chegar, pegue o Metrô A da linha azul, sentido Uptown e desça na 190 street ou na Dyckman Street. Dali você pode ir andando ou pegar o ônibus M4 para o Fort Tryon Park – The Cloisters.
The Cloisters
Fort Tyron Park
New York
(212) 923-3700
Funcionamento: De terça à domingo das 9h30 às 17h30.
As opções de passeios em Nova York são infinitas. Mas algumas são indispensáveis, como por exemplo, atravessar a Ponte do Brooklin a pé. A travessia dura mais ou menos 40 minutos, mas vale a pena. O cenário é simplesmente maravilhoso e você nem sente o tempo passar. Durante a caminhada, o legal mesmo é parar para fazer várias fotos com uma bela vista de Manhattan, do Broolkin e da própria ponte que foi construída em meados do século 18 e foi uma das primeiras pontes suspensas do mundo.
Fazer uma visita ao Empire State Building, com vista panorâmica de toda a cidade e atravessar de barco para conhecer a Estátua da Liberdade também são atrações turísticas em Nova York. Neste último, além de visitar a estátua, você aproveita para conhecer a Elis Island, uma pequena ilha onde está localizado o Museu da Imigração que através de fotos e vídeos, conta a história dos primeiros imigrantes que chegaram à cidade. Os barcos para a Estátua da Liberdade saem do Battery Park City em downtown. O passeio custa cerca de 10 dólares por pessoa, já incluso uma parada na Elis Island.
Andar pelas ruas e praças do Harlem e assistir a um culto gospel é, sem dúvida, aprofundar-se nas raízes da cultura negra norte-americana. Mas para ver melhor o culto, é preciso chegar bem cedo, pois as igrejas costumam ficar lotadas. Os cultos acontecem todos os domingos pela manhã em várias igrejas do Harlem.
Outros lugares:
Aquário do Brooklin: A localização não é muito segura. Se for visitar, vá bem cedinho e procure voltar antes do anoitecer. O ideal é não ir sozinho.
Pier 17: Bonito, descolado e tem um charme todo especial. No local, você consegue fazer fotos lindas com a Ponte do Brooklin e o Rio Hudson de fundo. Vale muito a pena visitar.
Staten Island: Esta é uma ilha à parte. Fica a 20 minutos de Manhattan. Existem barcos de graça que saem de Manhattan e vão para a ilha. O lugar foi cenário do filme “Como perder um homem em 10 dias”, entre outros. As casas são lindas, com ruas arborizadas e aquele tradicional cenário de cidadezinha americana. Se estiver com tempo livre, vale a pena visitar. Se informe sobre os pontos de partida do barco, no Battery Park, perto de onde saem os barcos para a Estátua da Liberdade. Mas procure saber sobre o free Farry.
Para chegar a esses lugares, peça um Mapa (grátis) nas cabines do metrô, pois lá você encontra as indicações de todos eles.