Onde se Hospedar? Lazer
Por: Ineusa Sousa
Cananéia é considerada uma das cidades mais antigas do país. Foi descoberta no ano de 1502 por uma expedição portuguesa. Prova disso está no museu do descobrimento, na torre do tombo, em Portugal. Uma laje traz a inscrição: Porto Seguro 1500 – Cananéia 1502 – Bacia do Prata 1514.
Ela fez parte do Tratado de Tordesilhas. Pela cidade, passava uma linha imaginária que dividia o mundo entre as duas maiores potências da época. Embora seja hoje uma das cidades mais pobres de São Paulo, já foi disputada por aventureiros e piratas por causa de suas riquezas. Atualmente, boa parte dessas histórias está enterrada nas Ilhas de Cananéia e do Cardoso.
Tombada como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, Cananéia está localizada bem no centro de um corredor que se estende da foz do Rio Ribeira, em Iguapé (SP), até a baia de Paranaguá (PR). Nessa região se encontra uma das maiores variedades da vida marinha do mundo. Ali fica o Parque Estadual Ilha do Cardoso (PEIC), que pode ser visitado com o acompanhamento de um guia local.
A região é repleta de rios, baias, lagoas, mangues, dunas, restingas e sítios arqueológicos, os sambaquis. Além disso, é banhada pelo Oceano Atlântico e faz parte da Mata Atlântica. Além de ter animais exóticos como onças, bugios e preguiças.
A economia se sustenta basicamente da indústria do turismo e da pesca. Para melhorar um pouco o desempenho dessas atividades, em novembro de 2003 o Governo do Estado inaugurou o Canal de Cananéia. Foi feito um balizamento permitindo a entrada de barcos de pesca na cidade. O objetivo é beneficiar a população nas principais fontes de renda, gerando mais empregos.
Boas pousadas e restaurantes compõem o que o turista precisa para um bom destino de viagem. Cananéia pode ainda não ser uma cidade economicamente desenvolvida mas sua história e belezas naturais despontam como uma alternativa em potencial para resolver o forte problema de desenvolvimento da região.