Bonito

,
rio-da-prata-snorkeling-daniel-de-granville
Onde se Hospedar?  Lazer
Por: Ineusa Sousa

Há seis anos o turismo em Bonito vem registrando crescimento. A cidade tem estrutura completa para receber turistas de todos os lugares. São vários meios de hospedagem desde as mais simples com preços bem acessíveis até as mais sofisticadas. Uma placa gigante na entrada da cidade cumprimenta “Seja Bem Vindo”, e você já está em Bonito. Um paraíso ecológico que nasceu em 1948.

Hoje, com aproximadamente 22 mil habitantes, a cidade é considerada a capital do ecoturismo no Brasil. Os passeios na cidade vão desde trilhas, flutuação artificial, cavalgada, rapel, ciclismo, caminhadas e passeio de barco nos rios de águas transparentes, revelando toda a beleza da fauna e da flora.

Cercada de muitos rios, cachoeiras, grutas e montanhas, atrai cerca de 140 mil turistas todos os anos. A região vive do que produz: agricultura, pecuária, mineração e da exploração dos pontos turísticos da cidade.

O mais importante cartão postal de bonito, a gruta do Lago Azul, foi tombado pelo Patrimônio Histórico da União em 1978. A gruta sempre atraiu pesquisadores do mundo inteiro, impressionados com a água de coloração azulada e a formação das milhões de estalactites que a decoram há mais de 600 milhões de anos. Quanto à profundidade, pesquisadores já chegaram a 58m e um robô conseguiu atingir 70m. Até hoje não se sabe ao certo sua verdadeira profundidade.

O Meio Ambiente.

A preocupação com a preservação ambiental é sempre muito discutida. Não seria diferente em Bonito. Todos os passeios são agendados obrigatoriamente e seguidos de guias locais, que são treinados e capacitados a dar informações aos visitantes. Para que outros turistas tenham acesso a tanta beleza, é necessário contribuir para a conservação. 

O do Rio da Prata, por exemplo, começa em uma trilha nativa que dura aproximadamente uma hora. Durante a caminhada, é comum ver animais e pássaros raros. É só questão de sorte. A flutuação começa na nascente do Rio Olho d’água. É necessário usar equipamentos de mergulho, como snorkell e a roupa de neoprene, para quem deseja seguir os 2.500 metros rio abaixo. O passeio dura o dia todo.

Outra dica para quem curte a natureza é fazer uma visita ao Rio Formoso. Além da paisagem lindíssima, a aventura inclui um passeio de Bote inflável. Passando por três quedas d’água e corredeiras num percurso de 7 km com direito a uma parada para se deliciar nas águas do rio.

Nas noites de lua cheia é possível agendar um passeio noturno com guia local. Dura em média 2 horas.

Depois de incluir Bonito no seu roteiro de viagens é bom anotar algumas dicas úteis:

Usar roupas leves;
Andar de tênis ou sapato de solado emborrachado (para não escorregar);
Não esquecer do chapéu (O sol é muito forte em Bonito);
Protetor solar e repelente.

Atenção! Para quem fizer flutuação é proibido usar protetor solar e repelente, afinal é nossa obrigação preservar a natureza.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider
Share
Habilidades

Postado em

agosto 30, 2016

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share