Ouro Preto é uma cidade histórica e toda sua história está nas ruas, na arquitetura, nas lojas, nos casarões, nos museus e nas igrejas. Então, vá a todos esses lugares e não deixe de conversar com moradores locais, guias e prestar muita atenção nos detalhes. Alguns restaurantes e hotéis ainda possuem objetos usados pelos escravos e peças de grande valor cultural. Elas refletem os costumes da época e geralmente os funcionários desses estabelecimentos esclarecem as curiosidades dos visitantes, contando histórias bem interessantes.
Os monumentos religiosos que merecem uma atenção especial são:
Museu da Inconfidência
Logo no centro da cidade, está localizado o Museu da Inconfidência, que já foi a casa da Câmara e a Cadeia. Foi fundado em 1944 e hoje reúne documentos e objetos da Inconfidência Mineira, além de muitas obras e documentos do patrimônio histórico e artístico de Minas Gerais.
Igreja Nossa Senhora do Pilar
Esta é uma das mais belas e a mais ricas em ouro de Minas Gerais. No subsolo da construção, funciona o Museu da Prata e foi fundada em 1733.
Igreja Nossa Senhora da Conceição de Antonio Dias
Essa igreja tem o projeto assinado por Manuel Francisco Lisboa, o pai de Aleijadinho e foi construída entre 1727 e 1747. Ela guarda os restos mortais e abriga o museu do Aleijadinho com diversos documentos históricos.
Igreja N.S. dos Pretos do Alto da Cruz também conhecida como Santa Efigênia: Essa igreja é considerada a igreja dos escravos e foi construída entre 1720 e 1785. Existem várias lendas sobre a igreja.
Igreja Nossa Senhora do Carmo
Fundada em 1766, esta também foi projetada pelo pai de Aleijadinho, Manoel Francisco Lisboa. Lá estão os últimos trabalhos de Aleijadinho.
Igreja São Francisco de Paula
Vale a pena visitar essa igreja porque é uma construção mais recente e de onde se tem uma bela vista de toda a cidade.
Teatro Municipal
O teatro municipal é a antiga Casa da Opera. Datado de 1769, é hoje o teatro mais antigo em funcionamento da América Latina.
CACHOEIRA DO CAMPO
Além de conhecer a cidade de Ouro Preto, vale a pena dar uma esticadinha até o município de Cachoeira do Campo. A apenas 18 km de Ouro Preto, o lugar se destaca no turismo ecológico. Muitas cachoeiras e trilhas lindíssimas na região fazem você esquecer da vida agitada da cidade grande. Alguns estabelecimentos oferecem passeios pelas fazendas antigas e muitos deles, podem ser feitos a cavalo. Uma dica é procurar o Salesianos Centro Dom Bosco. O antigo quartel da cavalaria denominado “Os Dragões”, está situado a 1.100m de altitude. O local foi reestruturado e hoje recebe os visitantes da cidade. São 150 amplos apartamentos com camas simples, porém confortáveis.
SALESIANOS CENTRO DON BOSCO
Rodovia dos Inconfidentes, Km 75
Cachoeira do Campo – MG
Fone: (31) 3553-1388 / 3553-1556
www.centrodombosco.com.br
www.cachoeiradocampo.art.br