Foz do Iguaçu

Iguazu_Décembre_2007_-_Panorama_7
Onde se Hospedar?  Lazer
Por: Ineusa Sousa

Foz do Iguaçu registra uma população de cerca de 310 mil habitantes e uma grande diversidade cultural, o que faz da cidade uma das mais cosmopolitas do Brasil. Está localizada na divisa entre os vizinhos: Argentina com a cidade de Puerto Iguazú e Paraguai com a Ciudad del Este. Foz abriga 80 nacionalidades diferentes, entre elas, japoneses, chineses, coreanos, franceses, bolivianos, chilenos, árabes, marroquinos, portugueses, indianos, ingleses e israelenses, além dos paraguaios e argentinos.
Um dos principais motivos que trazem turistas do mundo inteiro à cidade é a imensurável beleza das Cataratas. A vista privilegiada das quedas d’agua fica do lado brasileiro, de onde você pode fazer fotos incríveis. Já do lado argentino, a vantagem é que o turista tem uma maior integração com a natureza e a possibilidade de ver as cataratas de vários ângulos. Por esse motivo, a recomendação é conhecer os dois lados.

Além desses atrativos naturais, a cidade oferece várias opções de lazer, compras e atividades esportivas.

Preocupados com a responsabilidade socioambiental, os municípios lindeiros de Itaipu firmaram uma parceria em um projeto que visa desenvolver o turismo integrado e sustentável da região. O projeto “Caminhos do Turismo Integrado ao Lago de Itaipu”, é uma iniciativa que oferece ao visitante quatro roteiros alternativos que levam aos municípios banhados pelo Lago de Itaipu. O projeto é composto por diversas opções de lazer, entretenimento, culinária típica e ênfase no turismo rural e ecológico.

Os roteiros são temáticos e se destacam entre eles: O Caminho das Águas, que tem como foco principal o Lago de Itaipu e abrange todos os empreendimentos relacionados às águas; Caminho da Colonização, que mostra os pontos turísticos e empreendimentos que têm como ponto forte as culturas italiana, germânica e indígena; Caminhos Rurais e Ecológicos, e Roteiro de Pesca Desportiva, que explora o potencial de pesca esportiva ao longo do Lago de Itaipu.

Além de fazerem caminhadas e participar das expedições de observação da fauna e flora, pesca recreativa e esportiva, os turistas têm a oportunidade de assistir os eventos culturais e trazer para casa peças do artesanato regional.

AS CATARATAS

As cataratas existem há aproximadamente 150 milhões de anos, são 19 saltos ao todo, porém apenas 3 deles estão localizados no lado brasileiro do Parque Nacional do Iguaçu, (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant). O significado da palavra Iguaçu que vêm do tupi-guarani é “água grande” e nesse caso o rio que nasce na Serra do Mar e deságua no rio Paraná, faz jus ao nome e ao seu significado, medindo 1.200 metros de largura acima das Cataratas que têm uma extensão de 800 metros do lado brasileiro e 1.900 metros do lado argentino.

Para visitar o lado brasileiro, o horário é das 8h às 17h, nos meses de janeiro a março. Já em dezembro, o parque fica aberto até às 18h. Para visitar as quedas, o turista pode se dirigir até o centro de visitantes de onde sai um ônibus que leva até a passarela panorâmica. A partir de lá todos podem explorar as cataratas por vários roteiros e mirantes.

Mas vale fazer uma visita ao lado argentino, onde é possível conhecer o outro lado do parque e fazer um passeio de trem que vai até a Garganta do Diabo, o maior ponto de vazão das cataratas.

Fone: 55(45) 3521-4400
Site: www.cataratasdoiguacu.com.br
E-mail: Cataratas S/A: cataratas@cataratasdoiguacu.com.br
Endereço: Rodovia das Cataratas, km 18 – Parque Nacional do Iguaçu

PARQUE DAS AVES

Conhecer o Parque das Aves também é uma opção interessante. O Parque possui uma área de 17 hectares de mata nativa e fica bem próximo ao Parque Nacional do Iguaçu. Lá é possível conhecer diversos viveiros de aves brasileiras, como tucanos, araras, periquitos e beija-flores e também espécies da África, Ásia e Austrália, além da área dos répteis e o borboletário. O Parque também está engajado em projetos de responsabilidade socioambiental. O tempo estimado para visitar o parque é de uma hora, aproximadamente. No parque os turistas têm à disposição estacionamento, lanchonete e lojinhas de souvenires.

Endereço: Rodovia das Cataratas, km 17 – Caixa Postal 988
Horário de funcionamento: Diariamente das 8:30 às 17:30 e das 8:30 às 18:00 no horário de verão.
Para mais informações: 55 (45) 3529-8282
E-mail: parquedasaves@uol.com.br

INDO ÀS COMPRAS

Uma dica para aqueles que gostam de ir às compras, são as lojinhas que ficam nos corredores e pontos turísticos, ou mesmo no centro da cidade. Algumas ficam abertas até às 20h durante a semana e abrem aos domingos pela manhã. São várias opções de artesanato, souvenires, roupas e calçados.

Outra boa opção para quem vai à Foz do Iguaçu é dar uma esticadinha até o Paraguai onde é possível encontrar as melhores marcas do mundo. Com possibilidade de comprar cosméticos, perfumes, relógios, bebidas e eletroeletrônicos. Ao contrário do que a fama diz, é possível sim encontrar produtos de boa qualidade e preços muito acessíveis no Paraguai. A cota de compra por pessoa é de 300 dólares para viagem terrestre e 500 dólares para viagem de avião. Algumas lojas oferecem artigos originais e de boa qualidade, como a Monaliza e o Shopping Americana. Porém, é preciso tomar cuidado com os inúmeros produtos falsificados encontrados nas barraquinhas de rua e algumas lojinhas do local.

Para chegar ao Paraguai o turista pode pegar um táxi no próprio hotel com preço pré-fixado entre 80 a 100 reais para a corrida de ida e volta. São aproximadamente 15 a 20 minutos para chegar à Ciudad Del Leste.

Já para quem quer comprar artigos de couro, lã, cosméticos e cristais, uma sugestão é atravessar a ponte para a Argentina e aproveitar as diversas ofertas de produtos nas lojas da cidade vizinha.

Só não esqueça de levar documento de identidade original para a entrada na Argentina ou no Paraguai. Não vale levar apenas a Carteira de Motorista, precisa ser o RG original.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider
Share
Habilidades

Postado em

agosto 31, 2016

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share