Onde se Hospedar? Lazer
Por: Ineusa Sousa
Muito conhecida pelos atrativos históricos, a cidade serrana de Petrópolis, no Rio de Janeiro, também merece destaque no turismo de aventura. A abundância da natureza local favorece a prática de Rapel, trakking, rafting, voos de parapente, escaladas e arborismo. De 1998 para cá o número de empresas do setor cresceu 60%. A cidade foi classificada pela Embratur como um dos 96 principais pólos de ecoturismo do Brasil. Por isso, o Ministério do Meio Ambiente junto à prefeitura estão investindo em treinamento e capacitação para melhorar os serviços de atendimento aos turistas.
Além dos guias autônomos que organizam as atividades e os passeios, existem três agências de ecoturismo na região. A Consultores de Aventuras é uma delas. Oferece uma gama de dez modalidades diferentes. Entre os passeios mais interessantes que promove está o rapel na cachoeira do Jacob. Esta queda está localizada na estrada para Teresópolis e tem 35 metros.O grau de dificuldade é classificado como médio, e o visual que se tem de lá é incrível.
Ainda na serra que vai de Petrópolis a Teresópolis, está localizado o Parque Nacional Serra dos Órgãos. Ele fica numa das serras mais bonitas do Brasil. Com 42km de extensão, e altitudes que variam entre 1.500 e 2.263 metros. O parque fica dentro da Mata Atlântica.
Dentro da cidade os passeios são, sem dúvida, culturais. Mas é possível conhecer os principais pontos turísticos de uma maneira bem diferente. Partindo do Museu do Imperador um veículo inglês chamado Troli ou Vitória (em homenagem a rainha Vitória), passa pelos palácios e casas do Brasil imperial. Alguns lugares são obrigatórios para qualquer turista. Entre palácios e museus vale separar um tempo para conhecer pelo menos três lugares. O Museu Imperial é um deles. Foi construído a mando de D. Pedro II, em 1848. Guarda objetos e móveis do palácio e também a coroa do imperador. Outro lugar interessante é o Palácio de Cristal. Foi palco de muitos bailes antigos. Inaugurado no ano de 1884, lá a princesa Isabel assinou a libertação de 103 escravos pouco antes da Abolição da Escravatura.
A Catedral de São Pedro, construída em estilo gótico francês do Século XVIII, tem no interior obras esculpidas em mármore. A ala da Capela Imperial guarda estátuas da família imperial, e também os restos mortais de D. Pedro II e da Princesa Isabel. Assim se mantêm até hoje como um dos melhores destinos turísticos do Estado do Rio de Janeiro. Todos os anos passam por lá cerca de 1.200 mil visitantes, que vão e voltam do Rio sem se hospedarem.
Os turistas/hóspedes totalizam mais ou menos umas 550 mil pessoas. Número muito superior ao de habitantes, que é de 286 mil.
No comércio, Petrópolis se destaca com as malhas e agasalhos. As ruas mais conhecidas são a Teresa e Paulo Hervê. A culinária local também merece ser mencionada. Tem uma grande variedade de restaurantes de comida internacional. As mais procuradas são a alemã, a espanhola e a italiana.