Por Danilo Lacalle
Quando o assunto é esportes radicais, são poucos os que conseguem ir além de apenas ver imagens e conseguir, de fato, praticá-los. É preciso coragem e determinação, além da vontade de sentir a adrenalina por todo o corpo.
É esta situação que encontramos aqui, à beira de um precipício, com apenas um cabo nos impedindo de dar de cara com o chão. Apavorante? Há controvérsias. E existem destinos que atraem turistas durante todo o ano, a fim da prática do bungee jumping. Se interessou pelo local que pode lhe proporcionar o melhor salto de sua vida? Então confira nossa seleção de bungee jumps mais radicais ao redor do mundo.
CANAL CORINTO, Grécia
No Canal de Corinto, seus estreitos 21 metros de largura e 40 de altura realmente provocam essa sensação de imersão. O efeito, porém, é ainda mais profundo do que a aparência do local deixa a transparecer. Isso porque ali é possível não só mergulhar na beleza do entorno, como na história. Acontece que a via não é natural, mas uma obra artificial. Ela foi construída há 124 anos para ligar o golfo de Corinto ao mar Egeu. Entretanto, desde os tempos do Império Romano e do governo do imperador Nero, no ano 67, o projeto da sua instalação existe.
BLOUKRANS BRIDGE, África do Sul
Em 1990, esta se tornou a primeira ponte de bungee jump construída no continente africano e, como se não bastasse, de cima dos seus 216 metros. Saber de todos esses recordes transforma o visual do entorno da construção ainda mais de tirar o fôlego – principalmente a vista do Oceano Índico, que descortina no horizonte.
CONTRA DAM, Suíça
Durante a cena de abertura do longa 007-GoldenEye, de 1995, James Bond pula da plataforma de um modo emocionante, transformando o lugar em uma atrativo e tanto para os turistas. Quer se comparar com o famoso agente de Hollywood? Então boa sorte neste salto!
ROYAL GORGE SUSPENSION BRIDGE, Estados Unidos
O rio Arkansas tem a felicidade de estar sob a maior ponte dos Estados Unidos e ser a visão dos praticantes de bungee jump mais corajosos, já que o local é o mais alto para a prática do esporte do planeta – são 291 metros de muita coragem! A construção, infelizmente, perdeu o título de maior ponte do mundo. Hoje, quem leva o título é a Beipangjiang, na China.
PIPELINE BUNGY, Nova Zelândia
O salto do alto da Pipeline é famoso não por causa da sua altura (160 metros) ou do correr das águas do rio Shotover lá embaixo. O local se dá por ser o mais alto ponto de bungee jump da Nova Zelândia, país referência em esportes radicais no mundo.
TORRE DE MACAU, China
Com 233 metros de altura, é considerado o edifício que proporciona o salto comercial de bungee jump mais alto do mundo. A estatura, entretanto, fica pequenina perto do tamanho da beleza da cidade que se espalha aos pés da construção.
VIDRARU DAM, Romênia
Quando a represa de Vidraru foi inaugurada, ela foi considerada uma das maiores do mundo. Hoje, entretanto, o fascínio do lugar não alude ao seu tamanho. Ao invés disso, é a beleza das montanhas do entorno, Frunţii e Ghiţu, e do lago artificial de Vidraru que constituem um cenário de tirar o fôlego de qualquer atleta.