Por Danilo Lacalle
O carnaval no Brasil começa antes mesmo de fevereiro. Sabendo de toda a procura que existe, quem realmente deseja viajar nessa época acaba planejando tudo com algum tempo de antecedência. Mas, para aqueles que deixam tudo para última hora, temos algumas dicas que podem ajudar na hora de se divertir sem preocupações.
Vale lembrar também que a viagem de carnaval não se resume apenas em transporte e hospedagem. Deve-se estipular valores que serão gastos em alimentação, ingressos de festas (na maioria das vezes, abadás) deslocamento interno e bebidas
Desconfie de ofertas extraordinárias e antes de fechar qualquer viagem, veja se o gasto não vai ultrapassar a reserva financeira.
Veja algumas dicas para a folia ser completa:
1. Pesquise muito e desconfie de promoções absurdas
Preços de pacotes de viagem durante alta temporada costumam ser mais caros. Porém, ainda é possível encontrar boas promoções mesmo que de última hora. Segundo a vice-presidente do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon), Fabiana Ramos, não existe uma regra que limite preços, a não ser que se possa identificar na fixação do preço uma prática abusiva.
2. Preste atenção nos serviços oferecidos nos pacotes de viagem
A pressa e a euforia para comprar um pacote de última hora pode acabar gerando problemas. Preste atenção em quais serviços estão inclusos na compra, bem como taxas e custos adicionais. “Quanto à hospedagem, deve-se perguntar se o pacote garante um hotel específico ou qualquer hotel dentro de uma mesma categoria”, explica Fabiana Ramos.
3. Atente-se às formas de pagamento
A empresa que está vendendo tem a obrigação de cumprir todos os itens prometidos na hora de fechar o negócio. Café da manhã, ingressos de festa, traslado, fantasias e abadás podem ser cobrados à parte e às vezes até à vista.
4. Para juntar dinheiro rápido, venda os itens que não usa mais
João Pessine, Planejador Financeiro Familiar da Guidelife alerta sobre as dívidas criadas devido a falta de organização e planejamento. Por isso, o especialista aconselha dar uma geral no guarda-roupa e fazer dinheiro com o que não está mais sendo usado. “Sempre tem alguma coisa que podemos abrir mão. Algo sem valor pode ser vendido e o lucro já ajuda no orçamento para uma festa muito desejada”, sugeriu Passine.
5. Compre de sites e de pessoas confiáveis
Felipe Mendes, assessor jurídico do Procon-DF deixa o alerta de que é preciso se atentar aos cuidados básicos de segurança virtual. “É importante buscar portais especializados em viagem e pesquisar as empresas escolhidas em sites especializados em defesa do consumidor para colher opiniões”, reforçou. Felipe ainda deixa claro que, caso o cliente se arrependa da compra, todos os sites são obrigados a dar um prazo de sete dias para desistência, e nenhuma multa contratual pode ultrapassar 20% do valor pago pelo pacote.
6. Por fim: Divirta-se