Por Danilo Lacalle

O jornal britânico “The Telegraph” formou, recentemente, uma lista de lugares onde nenhum turista do mundo é bem vindo. Ficou curioso para saber quais destinos são esses? Confira abaixo os locais e o porquê de tanto mistério!

5 – Ilha de Surtsey, Islândia

Surtsey

Já ouviu falar dessa ilha? Surtsey é considerada patrimônio mundial da UNESCO. Interessante, não?! O problema é que a Ilha de Surtsey foi formada a partir de uma grande erupção vulcânica em 1963, e nos quatro anos seguintes de sua formação, a área ainda crescia, alimentada pelas lavas expelidas de um vulcão submerso. Assim, ao invés do governo islandês proibir o desembarque de turistas na região, decidiu vetar totalmente o acesso à ilha, devido a pedidos de cientistas que acreditam ser melhor monitorar o local e suas atividades sem a interferência humana.

4 – Cavernas de Lascaux, França

Arte-pre-historica-lascaux-frança-france-3

Na região da Dordonha, foi descoberta, em 1940, cavernas labirínticas, a qual foi comemorada por arqueólogos e paleontólogos franceses. O motivo? Suas pinturas rupestres são consideradas as mais importantes de toda a pré-história.

Sua galeria subterrânea se tornou atração mundial.Porém, em 1955, peritos franceses advertiram o governo que toda a umidade e o dióxido de carbono trazido por turistas para dentro da caverna, estava arruinando as pinturas na rocha. Assim, em 1963, a Caverna de Lascaux foi fechada para o público.

3 – Ilha de Diego Garcia, Oceano Índico

Diego_Garcia

A proibição para entrar nessa ilha, na verdade um atol, é uma restrição do governo britânico, “dono” da ilha. Considerada base militar, e para alguns, campos de prisioneiros da CIA, os viajantes perderam a oportunidade de conhecer uma ilha, cujas belezas comparadas às Seicheles ficaram restritas aos militares.

Praias de areia fina, mar translúcido, jardins de corais, Diego Garcia tinha tudo para se tornar um idílico retiro tropical.

2 – Ilha North Sentinel, Arquipélago de Andaman e Nicobar

North_Sentinel

O aviso “Não se Aproxime” está presente em muitas cartas de navegação. Ignorar a advertência e a zona de exclusão que cerca esta ilha, é entregar a vida a um destino totalmente incerto.

O governo indiano considerou a ilha, que pertence ao seu território, fora dos limites de sua administração, devido a uma tribo indígena, com milhares de anos de isolamento do resto do mundo, – os Sentinelese. Donos de uma das piores reputações em agressividade, com tolerância zero, deram fim a muitos pescadores que ousaram se aproximar do seu litoral.

Em 2004, após o terrível tsunami que varreu o Oceano Índico, inclusive atingindo esse arquipélago, o governo indiano mandou uma equipe para socorrer os indígenas. Estes receberam o helicóptero com uma chuvarada de flechas.

1  – Ilha da Queimada Grande, Brasil

1

Para turistas que procuram sol, praia e sossego em uma bela ilha do litoral brasileiro, esta é a melhor escolha… Para se dar mal! Isso porque a Ilha da Queimada Grande está infestada de jararacas-ilhoa. Estima-se que a cada m² exista o equivalente a 4 cobras da espécie.  Pelo último levantamento, estima-se que o equivalente a 5 mil cobras habitem a ilha.

 

*Fotos: The Telegraph
Share
Share